Programa Salvador Cidade das Letras

Programa Salvador Cidade das Letras

Seleção de bolsista voluntário alfabetizador (etapa 2012/2013)


PORTARIA Nº. 158/2013
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:
Art. 1º Publicar Edital de Seleção dos Bolsistas voluntários Alfabetizador – Coordenadores de Turma e Alfabetizadores, Anexo I, para a execução da Etapa 2012 do Programa Salvador Cidade das Letras / Brasil Alfabetizado, conforme Resolução CD / FNDE nº 044 de 05 setembro de 2012.

Parágrafo Único: O Edital de Seleção está disponível no Portal da Secretaria Municipal de Educação, site: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br e no Blog: http://programasalvadorcidadedasletras.blogspot.com.br.

Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOÃO CARLOS BACELAR
Secretário


ANEXO II

SELEÇÃO DE BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS ALFABETIZADORES PARA ATUAÇÃO NO PROGRAMA SALVADOR CIDADE DAS LETRAS / PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

A Secretaria Municipal da Educação – SMED, entidade executora do Programa Brasil Alfabetizado, instituído pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Ministério da Educação, torna públicas as Normas Gerais para o processo de seleção de BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS ALFABETIZADORES para atuar no referido programa.

1. Objeto:

Seleção de BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS ALFABETIZADORES com formação de nível médio completo, que ficarão responsáveis por alfabetizar jovens e adultos na Etapa 2012/2013. As atribuições estão descritas nesse Edital.

2. Objetivo:

Ser bolsista voluntário alfabetizador na etapa 2012/2013 do Programa Salvador Cidade das Letras / Programa Brasil Alfabetizado, seguindo as orientações da Resolução nº 44 de 5 de setembro de 2012.

3. Público Alvo:

Poderão se inscrever ao processo seletivo, profissionais com formação de nível médio, que preencham os seguintes critérios:

- Ser preferencialmente professor de rede pública de ensino.
- Ter, no mínimo, formação de nível médio completa.
- Ter e comprovar experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos.
- Ser capaz de desempenhar todas as atividades descritas para os alfabetizadores conforme descrito neste Edital.

4. Formação do Bolsista Voluntário Alfabetizador:

O bolsista voluntário alfabetizador de turma será selecionado entre os candidatos que apresentarem o perfil informado, por ordem maior de classificação e número de vagas disponíveis.

Após aprovação, o bolsista voluntário alfabetizador de turma selecionado participará obrigatoriamente de uma formação específica a ser ministrada por uma Instituição de Ensino Superior (IES) ou Secretaria Municipal da Educação – SMED.

A formação é presencial e tem oito meses de duração. Será realizada uma formação inicial de 40 horas e uma continuada de 64 horas que podem ser distribuídas em: oito horas mensais, quatro horas quinzenais ou duas horas semanais, com certificação emitida pela instituição formadora para aqueles que cumprirem no mínimo 75% de presença e obtiverem rendimento igual ou superior a 7,0 (sete).

5. Bolsa Benefício FNDE:

Será paga pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 08 (oito) bolsas no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), aos bolsistas voluntários alfabetizadores, com turma de alfabetização ativa, através do Sistema Geral de Bolsas (SGB).


6. Número e distribuição de vagas:

Serão ofertadas 200 vagas para bolsista voluntário alfabetizador, cuja atuação se dará nos bairros listados nesse Edital, que possuem os maiores índices de analfabetismo conforme dados do IBGE (2010).

7. Etapas do processo seletivo:

7.1  1ª ETAPA – INSCRIÇÃO (eliminatória)

Preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da SMED (http://www.secult.salvador.ba.gov.br/site/index.php) no link documentos e entrega da mesma em envelope lacrado juntamente com os documentos solicitados no item 8 na recepção do Anexo III da SMED (Rua Boa Vista de Brotas, nº 28 – Engenho Velho de Brotas), nos seguintes horários: 8h30min às 11h30min e 13h30min às 20h, no período de 27 de março à 05 de abril de 2013 (a entrega poderá ser feita pelo candidato ou portador com documento de identidade). No envelope deverá constar o nome completo do candidato, cargo pretendido (Alfabetizador) e o polo para o qual o mesmo está se inscrevendo. A lista das inscrições homologadas será publicada no blog do programa http://programasalvadorcidadedasletras.blogspot.com.br/ e no portal da SMED, no dia 09 de abril de 2013. Observa-se que a ausência de quaisquer documentos solicitados no item 8, implicará na eliminação do candidato.

7.2  2ª ETAPA – PROVA ESCRITA (eliminatória)

O candidato que tiver sua inscrição homologada será convocado para a realização da prova escrita que ocorrerá no dia 12 de abril de 2013 às 14h, local da prova (ver item 12.2). Os candidatos terão 02 (duas) horas para responder a prova. A lista dos aprovados será publicada no portal da SMED e no blog do programa (referido no item 7.1), a partir do dia 24 de abril de 2013.

7.3  3ª ETAPA – ANÁLISE DE CURRÍCULO (classificatória)

Os aprovados na 2ª etapa deverão entregar o currículo impresso e comprovações na recepção do Anexo III da SMED (Rua Boa Vista de Brotas, nº 28 – Engenho Velho de Brotas), nos seguintes horários: 8h30min às 11h30min e 13h30min às 17h, no período de 25 e 26 de abril de 2013 (a entrega poderá ser feita pelo candidato ou portador). No envelope lacrado deverá constar o nome completo do candidato, cargo pretendido (alfabetizador) e o polo no qual o mesmo está se inscrevendo. A lista definitiva dos candidatos aprovados será publicada no dia 30 de abril.

8. Documentação

O envelope lacrado deverá conter juntamente com a ficha de inscrição preenchida e impressa a seguinte documentação:

- Cópia da carteira de identidade (frente e verso).
- Cópia do CPF.
- Antecedentes criminais. http://www.ba.gov.br/antecedentes/index.asp
- Cópia da Certidão de Casamento, caso haja mudança de nome em relação aos documentos apresentados.
- Cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio.
- Cópia do contracheque, se for professor da rede pública de ensino.
- Comprovante(s) de experiência(s) anterior(es) em educação.
- Declaração de disponibilidade contido no site da SMED (http://www.secult.salvador.ba.gov.br/site/index.php) no link documentos.

OBSERVAÇÃO: Não serão considerados documentos cujas cópias não estiverem legíveis.

9. Critérios de Desclassificação:

Será desclassificado o candidato que:
- deixar de cumprir ou atender aos itens listados nos requisitos para inscrição;
- não comparecer no dia da realização da prova escrita;
- e obtiver em qualquer etapa eliminatória nota inferior a média 7,0 (sete).


10. Critérios de Seleção

O processo seletivo será realizado por uma comissão de seleção formada por profissionais da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico - CENAP e consistirá em:

10.1 Entrega da documentação – O candidato deverá entregar toda a documentação solicitada para que a sua inscrição seja homologada.
10.2 Prova escrita – O candidato será aprovado nessa etapa se obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).
10.3 Análise de currículo - Entrega do currículo impresso acompanhado das comprovações de acordo com os seguintes critérios:

CRITÉRIO
QUANT. MÁXIMA DE TÍTULOS
VALOR UNITÁRIO
VALOR TOTAL MÁXIMO
01
Graduação em curso
(Educação)
01
10,0
10,0
01
Graduação completa
(Educação)
01
20,0

20,0
02
Pós-Graduação completa ou em curso (Educação)
01
10,0
10,0
03
Experiência em docência (em qualquer nível ou modalidade de ensino, exceto em EJA)
01
10,0
10,0
04
Experiência em docência de EJA
01
20,0
20,0
05
Experiência como alfabetizador do PSCL
01
20,0
20,0
06
Participação em movimentos sociais
01
10,0
10,0
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS
100,0


ATENÇÃO: Todas as informações publicadas no currículo somente serão pontuadas com a apresentação de documentos comprobatórios, a saber: diplomas e certificados para a titulação acadêmica; declarações para experiências profissionais e vinculação com movimentos sociais.

11. Critérios de desempate:

Maior tempo de atuação como docente na Educação de Jovens e Adultos.

12. Prova Escrita:

12.1 – Realização da prova

A prova escrita versará de questões referentes à educação de jovens e adultos e será realizada no dia 12 de abril de 2013, às 14h. O candidato terá 02 (duas) horas para realização da prova escrita. O ingresso do candidato na sala será realizado mediante a apresentação da carteira de identidade ou qualquer outro documento oficial com foto. Após o início da prova não será permitida a entrada de candidatos no local. Recomenda-se chegar com trinta minutos de antecedência.

12.2 – Local da prova

Polo I – Instituto Municipal de Educação Prof. José Arapiraca – IMEJA
             Rua Abelardo Andrade de Carvalho, Boca do Rio (Prox. Sede do Bahia)
Polo II – Escola Municipal Deputado Gersino Coelho
             Trav. Fernando de São Paulo, Doron (Prox. Cesta do Povo)
Polo III – Colégio Central da Bahia
              Av. Joana Angelica, s/n, Nazaré (Prox. à Lapa)
Polo IV – Escola Municipal Otaviano Pimenta
              Trav. Fluminense, 155, São Tomé de Paripe (Atrás do Posto de Saúde)

13. Resultado da seleção:

O Programa Salvador Cidade das Letras / Programa Brasil Alfabetizado responsabilizar-se-á pela seleção e publicação eletrônica da lista de candidatos selecionados, a partir do dia 30 de abril de 2013, no blog do programa (http://programasalvadorcidadedasletras.blogspot.com.br/) e portal da SMED (http://www.secult.salvador.ba.gov.br/site/index.php).

Não caberão recursos ao processo seletivo e seus resultados. Os casos omissos e as situações não previstas serão resolvidos pela comissão de seleção.

14. Informações Gerais:

- O candidato aprovado para a função de bolsista voluntário alfabetizador será integrado ao programa mediante a vinculação de um grupo de trabalho composto por 15 (quinze) alfabetizandos. A enturmação dos alfabetizadores nos polos é de inteira responsabilidade da gestão local.

- As aulas deverão ser realizadas, preferencialmente, em escolas municipais e em outras instituições parceiras que ofereçam condições físicas adequadas para a realização das práticas pedagógicas. O bolsista voluntário alfabetizador deverá se corresponsabilizar juntamente com o bolsista voluntário alfabetizador-coordenador de turma pela providência desse local.

- O candidato poderá participar, concomitantemente, da seleção para bolsista voluntário alfabetizador e bolsista voluntário alfabetizador-coordenador de turma, desde que atenda os pré-requisitos solicitados.

- Se porventura, as vagas de um polo não forem todas preenchidas, a comissão de seleção poderá alocar as mesmas vagas para outro polo. O critério utilizado para tal será os bairros que possuem o maior índice de analfabetismo. 

- Informações adicionais poderão ser obtidas pelo blog do programa (http://programasalvadorcidadedasletras.blogspot.com.br).

ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA VOLUNTÁRIO ALFABETIZADOR

- Fazer o trabalho voluntário de alfabetização em turma com até 25 alfabetizandos, com carga horária total entre 240 e 320 horas/aula (correspondentes entre 6 e 8 meses de duração do Programa, de acordo com o planejamento do EEx) e carga horária semanal mínima de 10 horas, de acordo com as especificidades do projeto pedagógico a ser executado – podendo ser incluídas na turma, no máximo, 3 pessoas com deficiência que demande metodologia, linguagem e código específicos;
- Fornecer informações e registros que viabilize o acompanhamento do alfabetizador-coordenador de turma, formalmente designado pelo EEx;
- Desenvolver, com o auxílio do coordenador de turmas, ações relacionadas ao controle mensal da frequência dos alfabetizandos;
- Participar das etapas inicial e continuada da formação, promovidas pelo EEx, visando ao máximo o desempenho dos alfabetizandos;
- Informar ao coordenador de turmas sobre mudanças em relação ao local e horário de funcionamento da turma, bem como sobre quaisquer alterações cadastrais dos dados relativos aos alfabetizandos;
- Informar ao coordenador de turmas o resultado da situação final dos alfabetizandos em até 30 (trinta) dias após o término das atividades da turma.
- Registrar diariamente a frequência dos alfabetizandos.

ANEXO II

POLO 1

CAJAZEIRAS, ITAPUÁ E ORLA
POLO 2

CABULA, PIRAJÁ, SÃO CAETANO E LIBERDADE
POLO 3

CENTRO, CIDADE BAIXA E SUBURBIO I
POLO 4

ILHA DE MARÉ E SUBURBIO II
50 VAGAS
50 VAGAS
50 VAGAS
50 VAGAS
Castelo Branco
Colina Azul
Colinas de Pituaçu
Cajazeiras
Cassange
Jardim Margaridas
Jardim Santo Inácio
Mata Escura
Mata dos Oitis
Mussurunga
Nova Brasília
Parque São Cristóvão
Vale dos Lagos
Vila 2 de Julho
Vila Canária
Pau da Lima
São Marcos
Sete de Abril
Aeroporto
Alto do Coqueirinho
Bairro da Paz
Boca do Rio
Marback
Itapuã
Pituaçu
Praia do Flamengo
Rio das Pedras
Stiep
Vale dos Rios
Pituba
Santa Cruz
Vale das Pedrinhas
Granjas Rurais Presidente Vargas
Jaguaripe I
Novo Marotinho
São Rafael
Fazenda Grande IV
Nordeste Amaralina
Alto do Peru
B. V. de São Caetano
Bom Juá
Capelinha
Conjunto Pirajá
Faz Grande Retiro
Marechal Rondon
Pirajá
São Caetano
Valéria
Jardim Nova Esperança
Palestina
Santo Agostinho
Conjunto ACM
Engomadeira
N. S. do Resgate
Narandiba
Nova Sussuarana
Pernambues
Saboeiro
São Gonçalo
Sussuarana
Tancredo Neves
Beiru/Arenoso
Est. Barreiras
Pau Miúdo
Pero Vaz
Santa Mônica
Sieiro
IAPI
Cidade Nova
Liberdade
Lapinha




Alto do Cabrito
Alto S. Terezinha
Boa Vista do Lobato
Plataforma
Rio Sena
São João Cabrito
Massaranduba
Ribeira
Thomé de Souza
Vila Rui Barbosa
Mangueira
Lobato
Uruguai
Calcada
V.Ruy Barbosa
Monte Serrat
Federação
Macaúbas
Cosme de Farias
Acupe
Brotas
Santo Agostinho
Vila Laura
Alto das Pombas
Bonfim
Jardim Cruzeiro











Ilha dos Frades
Praia Grande
N. S.das Candeias
N. S. das Neves
Santana
B. Jesus Passos
Cajaiba
Botelho
Bananeiras
Maracanã
Itamoabo
Malhada
Porto dos Cavalos
Martelo
Ponta Grossa
Alto de Couto
Base Naval
Fazenda Coutos
Colinas de Periperi
Mir. de Periperi
Paripe
Periperi
Tubarão
Vista Alegre
Moradas da Lagoa















22 comentários:

  1. Olá pessoal, muita paz...
    Já existe previsão de quando inicia a seleção para os alfabetizadores?
    No aguardo,

    Att,

    ResponderExcluir
  2. Querida Marilene Couto,

    Estamos no aguardo da assinatura do prefeito.

    Acompanhe que divulgaremos no blog.

    Atenciosamente,

    Anuska Andréia
    Programa Salvador Cidade das Letras

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal!!

    Já tem previsão para a seleção de alfabetizadores???

    No Aguardo,

    Geisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geisa,

      Nossa previsão é que o edital seja publicado agora em março.

      Acompanhe no blog.

      Atenciosamente,

      Anuska Andreia
      Programa Salvador Cidade das Letras

      Excluir
  4. Olá coordenadores da secretaria de educação,
    quando ocorre as inscrições para coordenadores e alfabetizadores.
    Estou aguardando noticias.
    jackson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jackson,

      Gentileza acompanhar aqui no blog que o edital será publicado agora em março ou abril.

      Abraços,

      Anuska Andreia
      Programa Salvador Cidade das Letras

      Excluir
  5. Bom dia, pessoal da secretaria.

    No item 08: Documentos pede uma declaração de disponibilidade, não consegui identificar esse documento. O único que vi é:

    DECLARAÇÃO DE NÃO PARTICIPANTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO SEJA

    gostaria de saber se é esse documento?

    Grata,
    Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber,

      Não é esse documento. Em breve iremos disponibilizar o documento correto no link documentos do portal da SMED.

      Atenciosamente,

      Anuska Andreia

      Excluir
  6. Olá!! Boa tarde! Gostaria de saber se este programa de Alfabetizador nós que temos que formar as turmas ou estas já se encontram nas escolas? E em relação a bolsa será apenas de R$ 400,00 ou terá o auxílio transporte?

    Grata

    Anna Paula

    ResponderExcluir
  7. Prezada Anna Paula,

    Gentileza realizar a leitura do edital, pois nele consta essas informações.

    É tarefa do alfabetizador e do alfabetizador-coordenador de turma realizar mobilização para formação das turmas.

    O programa não prevê auxílio transporte.

    Atenciosamente,

    Anuska Andréia

    ResponderExcluir
  8. Como posso comprovar que já participei do Programa Salvador Cidade das letras se não foi dado nenhum comprovante,desde de 1996 que participo de programas para educação de jovens e adultos mas nenhum deu certificado.

    ResponderExcluir
  9. Prezado Diego Souza,

    Gentileza enviar solicitação para o e-mail do programa (falecomigo.scl@gmail.com), informando nome completo, CPF e etapas que participou enquanto bolsista voluntário alfabetizador.

    Atenciosamente,

    Anuska Andreia
    Programa Salvador Cidade das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem minha mãe enviou o nome dela e de outras alfabetizadoras mas até agoga não obteve resposta,o e-mail dela e deise-ssilva@hotmail.com

      Excluir
  10. Olá Diego,

    A pessoa responsável já está olhando esses casos e em breve enviaremos uma resposta, ainda hoje.

    Atenciosamente,

    Anuska Andreia de Sousa Silva
    Programa Salvador Cidade das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e porque a inscrição e até amanhã e ela ta preocupada com esse prazo entendeu

      Excluir
  11. ainda tem como se escrever para ser alfabetizador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for possível mande pro e-mail deise-ssilva@hotmail.com,se ainda tem como se escrever no projeto pra ser alfabetizador e como devo proceder.Obrigado

      Excluir
  12. Publicaram a lista com homologação dos candidatos e retiraram por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado ou prezada,

      A lista de homologados não foi removida, apenas colocamos em outro espaço, pois como postagem não ficou visível. O novo espaço colocado foi em uma página do nosso blog.

      Atenciosamente,

      Anuska Andreia
      Programa Salvador Cidade das Letras

      Excluir
  13. gostaria de saber quando vai sair o pagamento já tem 3 meses que estamos trabalhando e ninguém recebeu por favor gostaria de uma solução

    ResponderExcluir
  14. Quero ser um voluntário
    Olá , Meu Nome é ISMAEL DE JESUS ALMEIDA,tenho 15 anos quero der voluntário.
    71-83138798

    ResponderExcluir
  15. QUERO SER VOLUNTARIA MEU NOME E DANIELA DE OLIVEIRA SANTOS 71- 87956368

    ResponderExcluir